O que um físico faz?
Depois que entrei no curso de Física (no meu caso uma Licenciatura, já explico) minha família, alunos e conhecidos sempre me fazem está pergunta. De início a profissão de físico não é regulamentada no Brasil, embora haja um projeto para tal regulamentação. Por isso quem completa a graduação em física recebe o grau de bacharel ou licenciado em física.
Licenciatura:
O licenciado em física pode lecionar em escolas, no ensino médio, já que no Brasil esta disciplina começa a ser vista apenas neste nível. Também pode fazer pesquisas na área de educação. O mercado atual carece muito destes profissionais, por isto sua absorção no mercado de trabalho é praticamente imediata, acontecendo em muitos casos até antes da conclusão do curso.
Bacharelado:
O bacharel em física trabalha com a parte de pesquisa e atuação como professor universitário. (Não me aprofundarei muito, porque desde já informo-lhe que sou da Licenciatura).
Falando em professor universitário, podemos dizer que neste caso, o físico normalmente tem um horário determinado para a sala de aula e liberdade para criar e participar de grupos de pesquisas em diversos assuntos. Outro assunto abordado foi as pesquisas, nos últimos anos vem recebendo investimentos constante na área de pesquisa, pois a tecnologia avança sobre diversas fronteiras, estas que eram consideradas inalcançáveis. Cabe aos físicos desenvolver componentes que possam melhorar as tecnologias conhecidas e criar ferramentas que contribuam para o desenvolvimento de novos equipamentos.
Outras áreas de atuação na Física:
Física médica: ramo que atua na melhoria e criação de equipamentos hospitalares;
Física de partículas: ramo que procura conhecer os constituintes fundamentais de toda a matéria presente no Universo, estes pesquisadores são os desenvolvedores do polêmico LHC (Grande Colisor de Hádrons); Física nuclear: ramo responsável pelo estudo da matéria em nível nuclear. Estudam fenômenos como a radioatividade, fusão nuclear, fissão nuclear, entre outros. Um de seus focos é a busca pela obtenção de energia, sem o uso de recursos finitos, como o petróleo, por exemplo; Física de plasmas: ramo que desenvolve estudos com matéria no estado de plasma. Tratam questões como confinamento, propriedades de transporte, instabilidade, caos, entre outras; Astrofísica: ramo que estuda os planetas, estrelas, galáxias e demais objetos em grandes escalas, procura saber, entre outras coisas, o início e o destino do Universo; Biofísica: ramo que busca a ligação entre os fenômenos biológicos e físicos, estudando aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos, nucleares fundamentados em fenômenos biológicos;
Entre muitas outras.
Quem pretender investir na carreira na Físico, recomendo desde já adquirir conhecimento na Língua Inglesa. É essencial no graduação... E... Boa Sorte! Ops! Bons Estudos!